sexta-feira, 2 de julho de 2010

1808! Quando a Colonia deixou de ser colonia


1808. Alguém já parou para pensar de como foi importante esse ano para o Brasil? De que se não houvesse ocorrido tantas coisas nesse ano, talvez o Brasil nem existisse? Que um dos maiores bancos brasileiros foi fundado? Que um dos maiores jogos políticos do mundo aconteceu? Pois bem, eu pensei, e conclui que 1808 foi de suma importância para a historiografia brasileira.

Foi nesse ano que a família Real portuguesa chegou corrida da Europa, pois na mesma época estava tendo as invasões napoleônicas na península ibérica. Esse acontecimento se deve ao fato de que, Napoleão Bonaparte, que continha sob seu poder a maior parte da Europa decretou á todos os países europeus que cortassem relações com a Inglaterra, que até então era a maior potencia econômica e que Napoleão não conseguia invadi-la, pois não ganhava a batalha em mar inglês.

A corte portuguesa por depender muito do povo inglês, não obedeceu ás ordens dadas do então “dono da Europa”. A exigência era de: Portugal teria que se juntar no bloqueio continental que a França decretara contra a Inglaterra; fechar os seus portos à navegação britânica; declarar a guerra aos ingleses; seqüestrar os seus bens em Portugal, e prender todos os ingleses residentes. D. João para ganhar tempo no planejamento da viagem para sua principal colônia, o Brasil, (nessa época ainda não existia o conceito de Brasil) aceitou os termos que Napoleão o impôs, chegou até a declarar guerra contra a Inglaterra, mas às escondidas, o príncipe regente assinou um tratado que previa a escolta da família real portuguesa para o Brasil e em troca D. João abriria o porto brasileiro para nações estrangeiras e o império inglês não atacaria Portugal, igual fez com Copenhague, capital da Dinamarca, que foi atacada por quatro dias e quatro noites e depois fazendo a cidade de colônia, saqueando tudo que estava por la.

No dia 29 de novembro de 1807 a fuga se concretizou, acompanhada de navios ingleses que iam de Lisboa até o Rio de Janeiro fazendo a escolta da família Real. Embarcaram mais de 15000 mil pessoas, entre elas, nobres, comerciantes, parentes próximos da família Bragança (sobrenome da família real) e funcionários da corte, levaram também toda a riqueza que se poderia transferir de um local para outro. Chegam no Brasil em, 18 de janeiro de 1808, na Bahia. Ao chegar à Bahia a família se transfere para o Rio de Janeiro, onde estabelecem a cede do governo imperial. Desde então ficam até 1822, quando D. João recebe a proposta de voltar para Portugal, deixando em seu lugar D. Pedro I

No ano de 1808, D. João, para controlar as finanças do império, funda o banco do Brasil, em 12 de outubro, no rio de janeiro, hoje considerado um dos bancos mais importantes do país e do mundo.

Por esses e outros motivos, muitos historiadores, e estudantes de história acreditam que a mudança da família real portuguesa foi um dos maiores, se não maior jogo político já usado até então. Essas piadinhas de Português que existe no país não refleti o que realmente são os portugueses e principalmente D. João, que é visto por muitos como o homem que guardava coxas de galinhas no bolso para comer quando bem entendesse.