
Onde a EDUCAÇÃO do Brasil Vai chegar? Caso alguém chegue à resposta, por favor, me avise, porque a nova do MEC é absurda. Proibir Monteiro Lobato no ensino fundamental. Pois é caro leitor, é isso mesmo, PROIBIR.
Tudo começou com denuncias de que o autor usava de termos racistas para citar os personagens negros do sitio do pica-pau amarelo. Em um de seus livros, o que levantou essa polêmica, Caçadas de Pedrinho, o autor ao se referir a tia Nastácia, escreve o seguinte “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão” é uma frase forte, mas crucificar o livro todo por causa dela já é exagero. Uma outra frase no livro que estão pegando no pé é, “Não é à toa que os macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens”. É só pensar um pouquinho, o que quer dizer “SÓ DIZEM BOBAGENS”. Será que as pessoas que estão querendo proibir a leitura desses livros na educação das crianças, pensaram no final da frase. Até concordo que o começo dela para uma pessoa desavisada é meio forte, ela com certeza vai pensar que o autor esta mesmo tendo um ato de racismo, mas ao ler a frase por inteira vai perceber que nada mais é que uma comparação entre as atitudes do homem com a do macaco. Monteiro Lobato refere que o homem faz bobagens igual a um macaco e não que o homem se parece com um macaco.
E sabe o que é mais inacreditável? O parecer de proibição do livro de Lobato nas escolas, feito por tal Nilma Lino Gomes, PROFESSORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica/CNE e elaborado a partir de denúncia da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.
Fico pensando qual vai ser a próxima. Será que vão proibir Dom Casmurro, pois para achar alguma frase mais forte no livro de Machado de Assis não esta muito difícil, até porque Machado cita em alguns dos seus livros, mulatos, escravos, negros, crioulos e outras palavras que lembram os afro-brasileiros. Se acharam em Monteiro Lobato, será moleza achar algo de errado em outros autores famosos Brasileiros.
Com esse tipo de norma, fica exposto que no Brasil não se deve ter personagens negros com certa importância nos livros, pois se houver uma única frase mal interpretada, o livro inteiro será censurado e tirado das bibliotecas escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário