sábado, 11 de setembro de 2010

Dois lados da moeda do The Falling Man


The Falling Man, alguém já escutou ou leu essa frase? Não, sim? Pois é, essas três palavras em inglês, que na tradução para o português quer dizer queda do homem é titulo de umas das fotos mais conhecidas dos atentados de 11 de setembro de 2001, ocorrido nos Estados Unidos. Nela mostra um homem não identificado caindo das torres gêmeas World Trade Center. Ele provavelmente escolheu morrer se jogando de uma das torres, a ficar parado esperando ser queimado até o seu ultimo suspiro.

Essa foto foi tirada pelo fotografo Richard Drew, que na época foi crucificado pela população norte-americana por ter publicado-a. Acharam um desrespeito com o cidadão americano, que estava passando por uma de suas maiores, (se não maior) de suas crises, e ainda tinha que ver um dos seus cidadãos ir de encontro com a morte, isso já era de mais pra eles. Vários setores do meio de comunicação autocensuraram a foto e decidiram mostrar apenas atos de heroísmo das pessoas que estavam ajudando nos resgates as vitimas dos atentados.

Com os atentados, o EUA decidiu entrar em guerra contra o Iraque, matando muitas pessoas, inclusive inocentes, (não que os atentados as torres gêmeas não matou inocentes, pelo contrario, matou até bastante, mas visto em comparação ao que os EUA matou, o numero fica muito superior ao do dia dos atentados), e em 2004 aprisiona o ex-presidente Saddam Hussein, que é julgado e condenado a morte por enforcamento pelo estado iraquiano por ter matado 148 xiitas nos anos 1980, e no dia 30 de dezembro de 2006 Saddam é morto. No momento de sua execução é feito um vídeo que mostra como o ex-ditador foi lançado ao nada com a corda no pescoço. Esse vídeo em menos de 48 horas após sua morte já podia ser visto na internet e em telejornais do mundo todo.

Os EUA foi um dos países que mais exibiu esse vídeo na televisão, e fez questão de mostrar. O presidente da emissora norte-americana NBC, Steve Capus, disse: "Acredito que seja apropriado à exibição de imagens de Saddam depois de seu enforcamento" isso é coisa que se fale depois das criticas pesadas a foto do fotografo Richard Drew? Acho que não.

Acho que o mesmo Capus em 2001, quando viu a foto de um homem caindo das torres, teve uma reação de desapontamento com a imprensa de seu país por mostrar uma imagem tão forte como aquela, o mesmo sentimento muitas pessoas dos quatro cantos do mundo deve ter sentido quando viu um homem morrendo enforcado em pleno mundo contemporâneo.


Por essas e outras... Pimenta no (...) dos outro é refresco.

Á antes que esqueça, o teólogo Mark D. Thompson disse que "talvez a imagem mais poderosa do desespero no início do século XXI não seja encontrada na arte, literatura ou mesmo na música popular. Pode ser encontrada em uma única fotografia." (The Falling Man)

Nenhum comentário:

Postar um comentário